Prova Antenada

Mais de 5 milhões de inscritos fizeram as provas com 180 perguntas e uma redação no final de semana dos dias 26 e 27 de outubro — e entre as questões, pelo menos oito traziam a discussão em torno da internet, das novas tecnologias e das mídias digitais. Exemplos disso são as questões: 104 (sobre novas tecnologias), 113 (sobre a escrita e a informática), 115 (sobre hipertexto), 123 (sobre internet e o chamado comércio da distração), 125 (sobre uso social da tecnologia), 130 (sobre as buscas na internet), 131 (sobre cyberbullying), 135 (sobre sistemas de comunicação, que incluem a internet). A numeração das questões corresponde ao caderno amarelo.

E era para o Twitter e para o Facebook, redes sociais, que os estudantes corriam antes das provas para dividir as tensões e após os exames para comentar o resultado. Os temas #Enem, #Lei Seca ficaram entre os assuntos mais comentados no Twitter que dispõe de um ranking dessa natureza. Estudantes e inscritos também usaram o Twitter para confundir sobre a prova e o MEC teve que desmentir mais de uma “brincadeira” feita dias antes do exame — na quarta, o MEC veio a público para dizer que um gabarito circulando pelas redes era falso. Na sexta, o MEC teve que negar o boato do ENEM cancelado.

Outra brincadeira dos internautas com o ENEM é a criação da hastag #AprendiNoEnem. Com essa marcação, é possível localizar os comentários sobre a prova — na maioria das vezes, são piadas feitas por inscritos na prova.”#AprendinoEnem que Bacon é um filósofo e não uma comida gordurosa” é um desses tuítes.

Foi também pelas redes sociais — pelas contas oficiais do Twitter — a divulgação do tema da redação. Alguns minutos após o fechamento dos locais de prova (às 13h), o MEC e o Inep divulgaram que os inscritos do Enem iriam escrever sobre “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” num tuíte do MEC, “a partir de leitura dos textos motivadores apresentados no exame” em um tuíte complementar do Inep. Na manhã de sábado, antes de começar a prova, a presidente Dilma Roussef passou pelo Twitter para desejar boa sorte e acalmar os inscritos no Enem. “Confie em si mesmo. O Brasil confia em você. Boa sorte! #Enem2013”, foi uma das mensagens publicadas pela presidente. Especialistas dizem que essa “presença” nas redes sociais faz parte de um plano maior, para Dilma reconquistar sua popularidade arranhada nos protestos de junho. Seja como for, tanto os inscritos no Enem quanto os colaboradores na aplicação da prova receberam o carinho da presidente.

Fonte: www.educação.uol.com.br

Agenda

agosto 2017
D S T Q Q S S
« jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Endereço

Colégio Paiva Andrade - Sabedoria em educação!
Rua Inácio Moreira, 133 - Messejana - Fortaleza Ceará - Fone: (85) 3472.4700
contato@colegiopaivaandrade.com.br