Entrevista Prof. Eduardo Santos

Entrevista Prof. Eduardo Santos – vencedor do prêmio Professor Destaque 2013 do Intercolegial “O Povo”.

1.    Prof. Eduardo, quando e como você começou a atuar na área esportiva?
Quando criança já acompanhava meu pai em campeonatos e praticava escolinha de futebol de campo. Na adolescência representava a escola atuando na seleção de futsal e jogava futebol de campo na Sociedade Esportiva Cajazeiras (o time do bairro).  Minha participação foi ficando séria até me tornar atleta de futebol profissional.2.    Por que você escolheu a carreira de professor?
Não foi bem uma escolha, apesar de grande parte da minha família trabalhar como professores. Sempre gostei de esportes e quis atuar como atleta de futebol profissional ou técnico. Trabalhava em uma escolinha de futebol e uma amiga me convidou para levar meu currículo para Colégio Paiva Andrade e deu certo. Porém, eu conciliava com o futebol de campo, até que chegou um dia que eu tive que escolher e vejo que fiz uma boa escolha. Assim iniciei minha jornada nas escolas.3.    Você acaba de vencer o Prêmio Professor Destaque 2013, como essa conquista irá influenciar sua carreira como professor e profissional do esporte?
Um prêmio desta importância abre várias portas; deixa você mais visado; a responsabilidade aumenta e a dedicação tem que ser dobrada. Os frutos serão colhidos no futuro, mas trabalhei muito para meus alunos e jamais visei premiação alguma. Isso aconteceu naturalmente. Agradeço a DEUS por ter me encaminhado para a educação, a minha família, meus professores, companheiros de trabalho, a direção da escola, por confiar no meu trabalho e sempre colaborar com os projetos, e, principalmente, aos meus alunos. Ninguém conquista nada sozinho. Sou apenas um representante de todos que fazem parte da família Paiva Andrade.4.    Na sua visão, qual a importância do seu trabalho junto aos jovens?
O meu trabalho não se baseia apenas no lado tecnicista da Educação Física, que é ministrar aulas na quadra buscando a perfeição dos movimentos executados na modalidade praticada. Trabalho mais o lado humano: quero que eles entendam o esforço que um pai faz para comprar qualquer material esportivo (o talento supera qualquer marca esportiva!); a dedicação que o professor tem em sala de aula ao passar o conteúdo; a importância que os zeladores e as meninas que trabalham na cantina têm no dia a dia escolar; quero que os meninos tenham consciência da importância de respeitar a todos, sejam novos ou mais velhos; e os valores morais. Sempre falo para meus alunos que o que você queira ser, faça com perfeição e não se abale se os objetivos ainda não foram alcançados. Seja o melhor na profissão que você escolher, independente de qual seja ela. Suba os degraus da vida sem denegrir a imagem de ninguém, respeitando os companheiros de trabalho, dando o melhor de si e nunca espere algo em troca. Porém, o mais importante disso tudo, é fazer o que você mais gosta, assim, isso não é um trabalho, mas um prazer. Sei que não estarei com eles sempre, mas lutarei para que os meus alunos sejam bons exemplos, pessoas de caráter dentro e fora da escola.5.    Em sua opinião, qual a importância do esporte no desenvolvimento e aprendizado dos alunos?
É importante engajar modalidades esportivas na escola, pois é um local onde o aluno cresce como pessoa, passa por vários desafios, aprende a respeitar o adversário nas vitórias e se supera nas derrotas. O aluno tem que ter uma postura exemplar dentro e fora da escola, estudar para obter boas notas, participar dos eventos culturais e educacionais. O esporte desenvolve o lado psicomotor, trabalhando nas aulas de Educação Física a coordenação motora, a lateralidade e jogos lúdicos. Assim, o aluno tem consciência do seu próprio corpo e quebra barreiras para um desenvolvimento psíquico e físico.

6. Quais são os planos e projetos futuros para os alunos do CPA no âmbito esportivo?
Ah, tenho vários em mente! O futsal feminino, para romper barreiras e preconceitos, já que temos jovens talentosas dentro do CPA. Penso em acrescentar algumas modalidades individuais: natação, tênis de mesa e xadrez. Além disso tudo, 2014 será um ano atípico: o Colégio Paiva Andrade completará 10 anos. Teremos vários eventos esportivos. Aguardem! Coisas boas virão para pais, alunos e funcionários. O CPA pensa em todos, não apenas no corpo discente. Somos uma grande família! 2014 nos espera!

Agradecimento:
Quero agradecer ao Sr. Carlos e à Sra. Suely por abrir a porta da sua escola para que eu possa desenvolver um trabalho educacional junto aos alunos; à prof.ª Márcia, que sempre me apoiou nas modalidades esportivas e nos projetos; ao Vinícius, por permitir que a escola participe de eventos esportivos fora da escola e por confiar no meu trabalho; aos coordenadores: Adriana, que exerce um trabalho excepcional junto as nossas crianças do infantil; à Deusa, por dar continuidade  neste trabalho com perfeição; ao Iuri e à Carla, por chegarem na equipe no momento certo e por seus ideais, visando sempre o bem-estar dos alunos; as minhas companheiras de trabalho Regiane, Cláudia, Sr. Luciano, Suzana, Sandra, Fátima, Glizélya, Edilson, Simone, Jackson, Carlinhos, Vera, Toinho e a todos os outros professores e funcionários. Vocês são dez! Obrigado, Teka, pela cobertura da homenagem e seu profissionalismo. Gostei muito das fotos! Cristiano, apesar de você ter chegado agora na escola, você vem renovando o marketing do CPA e agradeço por tudo que fez por mim.
Obrigado, Deus, por eu ter consciência que, sem essa equipe maravilhosa, não chegaríamos a um prêmio tão importante como este.

março 2021