COMEMORAÇÃO DIA DAS MÃES – 2019

post-comunicados

COMEMORAÇÃO DIA DAS MÃES – 2019

CPA_0261O Dia das Mães é a data mais importante do nosso calendário escolar e é comemorada mundialmente. Todos nós sabemos o quanto é difícil educar nossos filhos nos dias de hoje, onde o stress, a ansiedade e a competição fazem parte da rotina de todas nós. Mas sabemos que queremos educá-los da melhor maneira possível.

Mas como fazer isso? Em primeiro lugar, temos que amá-los incondicionalmente. Nossos filhos precisam sentir o amor que temos por eles. Um amor realmente profundo e sincero que deve ser manifestado diariamente, através de gestos e palavras carinhosas.
Amar verdadeiramente não é preocupar-se em demasia com os filhos. Amar verdadeiramente não é ver o mal manifestado, é ver com os olhos espirituais a perfeição.

Sabemos que existem inúmeras definições para a palavra educar, mas nós, mães, geralmente os educamos de acordo com o que vivenciamos na nossa infância e adolescência e da maneira que fomos educados pelos nossos pais.

Nossa geração quis dar o melhor para nossos filhos. Sonhamos grandes sonhos para eles. Procuramos dar a eles tudo do bom e do melhor. Somos super protetoras, evitando sempre que eles passem por dissabores e dificuldades pelas quais passamos.

Sempre tivemos as melhores intenções, só não sabíamos que nossos filhos precisariam ter infância, necessitando inventar, correr riscos, frustar-se, ter tempo para brincar e se encantar com a vida.
Fazemos tanto por eles, mas nos esquecemos que eles precisam participar das nossas angústias, das nossas tristezas e dos nossos problemas. Pais e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias e frustrações. Os nossos filhos aprendem a lidar com fatos lógicos, mas não sabem lidar com fracassos e falhas.

Aprendem a resolver problemas de matemática, mas não sabem resolver seus conflitos existenciais. Eles são treinados para o sucesso e não para as decepções. Não estamos educando para a emoção, nem estimulando o desenvolvimento das funções mais importantes da inteligência.

Nunca o conhecimento médico e psiquiátrico foi tão grande e nunca as pessoas tiveram tantos transtornos emocionais e tantas doenças psicossomáticas. A depressão raramente atingia as crianças. Hoje, muitas crianças estão deprimidas, sem encanto pela vida. Muitos pré-adolescentes e adolescentes estão desenvolvendo obsessão, síndrome do pânico, fobias, timidez, agressividade e outros transtornos ansiosos.

Tanto nós, professores, quanto os pais, estamos encontrando dificuldade para solucionar tais problemas. Não existe fórmula mágica, mas o Colégio Paiva Andrade, através da nossa equipe pedagógica, está se aperfeiçoando através de congressos, cursos e projetos, como o Líder em Mim e Mindfulness (práticas meditativas para ansiedade, para diminuir os conflitos encontrando a tranquilidade interna, e desenvolver a atenção plena, fazendo com que nossos alunos encontrem o equilíbrio e a paz interior). Já estamos vendo resultados positivos em nossos alunos.

Por isso, queridas mãezinhas, vamos fazer uma reflexão sobre como estamos educando os nossos filhos. Eles precisam de muito amor, paciência e momentos prazerosos. Ame-os e ensine-os a compartilhar seus problemas, suas alegrias e aflições. Chorar e abraçar é muito mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer montanhas de críticas.

O maior desejo de uma mãe deveria ser que seus filhos fossem seus amigos. Diplomas, dinheiro e sucesso são consequências de uma educação brilhante. Estimule seu filho a ter metas, a procurar o sucesso no estudo, no trabalho e nas relações sociais. Enfim, faça-o acreditar em si. Leve-os a não ter medo dos seus insucessos. Não há pódio sem derrota e não há defeitos ou vícios que resistam a força do amor.

Parabéns mamãe pela sua gloriosa missão!
Parabéns por estar contribuindo de forma especial para o bem e a felicidade de toda a humanidade.
Deus abençoe e proteja a todas!

Suely Lima de Paiva Andrade
Diretora Pedagógica.

Album de fotos no facebook:

outubro 2019
« set